Projeto Criança Engenharia marca o Dia das Crianças com atividades socioeducativas na Uema, confira

O Dia Nacional da Criança foi marcado pela importante realização do Projeto Criança Engenharia na Universidade Estadual do Maranhão. Este ano, alunos de mais de 30 escolas do ensino público e privado participaram do evento cujo tema “Educação e Sociedade: O despertar mirim para o conhecimento técnico-científico” promoveu conhecimento através de atividades interativas.

Realizado no dia 11 de outubro, o evento acolheu em média 2.000 crianças de 3 a 14 anos de instituições públicas e privadas, bem como crianças portadoras de necessidade educacional especial; visando promover a produção de saberes acerca de novas tecnologias interagindo com a comunidade, por meio de oficinas sócioeducacionais inclusivas e culturais no Campus Paulo VI da Uema.

Dentre a vasta programação das atividades ofertadas como: Oficinas de Pizza, Cupcakes, Tintas e Amoeba, Arte, Robótica, Automação, Telecomunicação; Contação de Histórias; Jogos Digitais; Impressora 3D; Rapel; Tirolesa, dentre outras; as crianças participaram também de atividades agroecológicas, entendendo como e qual a importância de colaborar com a natureza através de práticas sustentáveis. Com isso, aprenderam a como elaborar Produtos Comestíveis a base de pescado e fazer o aproveitamento de resíduos, no Lab. De Pesca e Ecologia Aquática – LARAQUA.

Além disso, os alunos prestigiaram a célebre apresentação da orquestra do Corpo de Bombeiros do Maranhão que fez a abertura do evento. Já no encerramento, foram novamente presenteados com a orquestra do 24º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro (Batalhão Barão de Caxias). As bandas tocaram o hino nacional e diversas músicas de domínio público infantis.

“Gostaria de agradecer a toda equipe envolvida pelo brilhante trabalho e iniciativa. Acredito que foi um momento de ensino e aprendizagem significativa que com certeza marcará a vida dessas crianças.” concluiu o Prof.º Valdenir Freitas da UEB Governador Luiz Rocha, localizada na Zona Rural do Município de Paço do Lumiar. Já o aluno da Escola de Cegos do Maranhão – ESCEMA, Salatiel Santos, fala da importância da inclusão socioeducacional proporcionada pelo Criança Engenharia “fiquei muito feliz em poder comemorar esse dia com atividades tão educativas aqui na Uema. As oficinas são bem explicativas e interativas para nós que temos deficiência visual”.

O Projeto foi idealizado por professores do Curso de Engenharia da Computação, Mecânica, Produção, Civil e do Curso de Formação de Oficiais – Bombeiro e coordenado pelo Prof.º Reinaldo de Jesus, também coordenador da Divisão de Suporte e Manutenção do Núcleo de Tecnologias da Informação. Juntos às Pró-reitorias de Planejamento, de Extensão e Assuntos Estudantis e de Graduação, outros setores também apoiaram o projeto, dentre eles o NTI, o Curso de Ciências Tecnológicas, o Programa de Pós-graduação em Computação e Sistemas – PECS, a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FAPEAD e a Ínamo Engenharia.

Com o intuito de fomentar o conhecimento científico-tecnológico nos primeiros anos da educação básica, o Criança Engenharia tem contribuído de forma assídua no processo educacional do estado, tanto para os alunos de escolas públicas e privadas que participam do projeto, quanto para os alunos graduandos dos Cursos de Engenharia e Formação de Oficiais – Bombeiro que organizam junto à Universidade o evento. Na importante troca de conhecimentos em diferentes níveis educacionais, o Criança Engenharia realiza com sucesso mais um ano de conquistas.

 

Créditos: Edson Presidente – ASCOM 

Compartilhar.